MATEMÁTICANDO COM A NATUREZA!
AUTORA
Professora Ivonete Aparecida Kuster de Lara, quarto ano B
Retas, formas, ângulos? Vamos fazendo as descobertas! Montar, medir, contornar, planas ou sólidas? Enfim, geometria presente em nossa vida. Para iniciar o conteúdo, pedi que os alunos observassem as diferentes formas, em seus lares e no trajeto realizado até chegar à escola. Ao socializar, comentaram das variadas coisas vistas pelo caminho. Ao serem instigados, começaram a fazer relação com as formas geométricas mais conhecidas. De forma gradual fomos aprimorando os conhecimentos e conceitos, enfatizando de forma prática essa temática. Perceberam a diferença entre os sólidos planos e as suas nomenclaturas de acordo com número de lados, se eram arredondados ou retos... Exploramos o Tangram, criaram outros formatos com as peças, utilizamos outros desenhos para adquirirem mais noções. Conheceram os tipos de retas e onde são utilizadas.
Fomos até o Centro poliesportivo do Caramuru, onde cada um levou seu celular com o propósito de fotografar as diferentes formas, sempre relacionando com a teoria. As fotos foram selecionadas e impressas para que pudéssemos utilizar nas aulas, as quais teriam que observar e registrar, quais tipos de retas, medir os ângulos e tentar construir um sólido a partir das imagens. Foi um momento muito especial , pois construir sobre suas próprias criações a compreensão vai muito mais além do que uma aula expositiva ministrada pelo professor. Cada um foi identificando e conceituando cada detalhe presente na imagem. Foram utilizados outros recursos para reiterar o conhecimento!
Acredito que quando o aluno protagoniza seu próprio conhecimento, seu aprendizado se consolida de forma interessante e significativo, fazendo descobertas e percebendo o sentido daquilo que está aprendendo. A assimilação do conteúdo é certo e leva para a vida toda.
"Investir no protagismo do aluno, não se perde tempo, ganha"
Essa turma arrasa em tudo o que é proposto! Parabéns!!
Professora Ivonete Aparecida Kuster de Lara, quarto ano B
Retas, formas, ângulos? Vamos fazendo as descobertas! Montar, medir, contornar, planas ou sólidas? Enfim, geometria presente em nossa vida. Para iniciar o conteúdo, pedi que os alunos observassem as diferentes formas, em seus lares e no trajeto realizado até chegar à escola. Ao socializar, comentaram das variadas coisas vistas pelo caminho. Ao serem instigados, começaram a fazer relação com as formas geométricas mais conhecidas. De forma gradual fomos aprimorando os conhecimentos e conceitos, enfatizando de forma prática essa temática. Perceberam a diferença entre os sólidos planos e as suas nomenclaturas de acordo com número de lados, se eram arredondados ou retos... Exploramos o Tangram, criaram outros formatos com as peças, utilizamos outros desenhos para adquirirem mais noções. Conheceram os tipos de retas e onde são utilizadas.
Fomos até o Centro poliesportivo do Caramuru, onde cada um levou seu celular com o propósito de fotografar as diferentes formas, sempre relacionando com a teoria. As fotos foram selecionadas e impressas para que pudéssemos utilizar nas aulas, as quais teriam que observar e registrar, quais tipos de retas, medir os ângulos e tentar construir um sólido a partir das imagens. Foi um momento muito especial , pois construir sobre suas próprias criações a compreensão vai muito mais além do que uma aula expositiva ministrada pelo professor. Cada um foi identificando e conceituando cada detalhe presente na imagem. Foram utilizados outros recursos para reiterar o conhecimento!
Acredito que quando o aluno protagoniza seu próprio conhecimento, seu aprendizado se consolida de forma interessante e significativo, fazendo descobertas e percebendo o sentido daquilo que está aprendendo. A assimilação do conteúdo é certo e leva para a vida toda.
"Investir no protagismo do aluno, não se perde tempo, ganha"
Essa turma arrasa em tudo o que é proposto! Parabéns!!
Comentários
Postar um comentário